Central de Ajuda

Relógio ponto: Aprenda aqui a cadastrar seu relógio no sistema!

Requisitos para integrar os pontos do seu equipamento com o sistema

Não fornecemos equipamentos físicos para registro de ponto, em caso de problemas ou dúvidas com seu relógio (ex: cadastrar biometria, suporte técnico para equipamento) consulte diretamente seu fornecedor responsável. 

Nosso sistema integra equipamentos com porta fiscal e devidamente homologados em portaria 1510 ou 671, esse é um dos requisitos fundamentais para integração.

Esse tutorial é uma alternativa para aproveitar os benefícios do sistema de gestão de jornada mesmo sem registrar o ponto pelo nosso sistema.

Se você já possui o equipamento ou ainda vai realizar a compra do seu relógio de ponto, preparamos um conteúdo com a listagem de todos que integramos, clique aqui para ser direcionado!

Informamos que não integramos pontos de forma automática equipamentos com modo de reconhecimento facial.

Se você não encontrar o modelo do seu REP-C na listagem, entre em contato com o nosso suporte via chat com as informações abaixo, nosso time de desenvolvimento poderá atuar com a integração de maneira gratuita com o recebimento das informações abaixo.

  1. Fabricante:
  2. Modelo:
  3. Ano de fabricação:
  4. Manual do relógio:
  5. O relógio permite conexão externa de outros sistemas?
  6. Layout de integração ou o SDK.

Os campos do formulário variam conforme o modelo do relógio ponto.

A coleta das informações com seu fabricante deve ser feita por sua empresa, e posteriormente nos encaminhe os dados necessários.


Como cadastrar o relógio no sistema?

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em “Configurações” 

Passo 2: no quadro de Integrações  selecione a opção “Relógios ponto”;

Passo 3: no topo da página selecione a opção “+ Relógios ponto”.

Passo 4: Preencha o Nome e Código conforme sua preferência, e o  formulário com as informações do relógio e clique em Salvar

Formulário de preenchimento, instruções

Neste campo, preencha qual é o REP de seu equipamento, a portaria MPT 671 definiu três tipos de registro eletrônico que podem ser utilizados: REP-P, REP-A e REP-C.

Para localizar qual REP seu relógio se enquadra, consulte o manual, ou suporte técnico de seu equipamento.

REP-P:  São os programas ou plataformas (softwares) de ponto que funcionam por meio de programas de tratamento de ponto e os coletores de marcações

REP-A: São equipamentos e programas de computador que tem sua utilização destinada ao registro eletrônico de ponto alternativo e da jornada de trabalho. Sua utilização precisa necessariamente ser autorizada por convenção ou acordo coletivo de trabalho. 

REP-C: São equipamentos de relógio ponto, identificado pelo número de fabricação e cujo modelo possui certificado de conformidade especificado no art. 90

Pode ser obtido com a fornecedora do relógio ou na placa de metal que fica na parte externa do equipamento

Selecione a Unidade de negócio (empresa) que o REP-C coleta os registros de ponto. 

Informamos que colaboradores cadastrados no sistema, e que não estejam na unidade de negócio vinculada ao relógio, podem registrar o ponto no equipamento e nosso sistema vai integrar os pontos normalmente. 

Contudo, para importações de AFD, o sistema integra exclusivamente os pontos dos colaboradores associados a unidade selecionada nesta etapa.

Selecione qual opção você deseja para integração dos pontos de seu relógio com o sistema.

Comunicação online: seus colaboradores registram ponto pelo equipamento, e através do aplicativo de integração VR Collector o sistema vai se comunicar com o relógio e trazer os pontos realizados.  Com esse método, você pode importar AFD normalmente quando precisar.

Manual via importação AFD: o sistema não irá se comunicar com seu equipamento, o relógio fica registrado para você fazer importações de arquivo AFD do relógio para o sistema. Na importação de AFD o sistema integra exclusivamente os pontos dos colaboradores associados a unidade de negócio selecionada.

Selecione o modelo do seu REP-C, normalmente o modelo do equipamento fica em uma placa de metal ou no manual.

Atenção para selecionar o equipamento correto, os homologados na portaria 671 (coleta por CPF) são sinalizados com a numeração 671.

Neste campo você adiciona o endereço ou oferece uma observação de onde o relógio está localizado.

O sistema pode receber pontos sincronizados a partir dessa data.

Esse campo aceita datas de até 60 dias retroativos

Esse campo é aberto ao selecionar o tipo de comunicação online, pois o VR Collector vai fazer a comunicação por meio de sua rede e endereço de IP.

Selecione o endereço de IP que o relógio se encontra, e caso não saiba, consulte seu T.I ou fornecedor de rede. 

Dica: para preencher o IP é importante ignorar os zeros à esquerda. Por exemplo, IP no relógio: 192.168.075.100, preenchimento no sistema deve ser: 192.168.75.100

Para facilitar a consulta e a agilidade no cadastro, você pode conferir nossa lista com algumas dessas portas.

Esse é um dado numérico com 17 dígitos e você pode conferir essa informação em uma placa de metal que fica na parte externa do equipamento. 

É extremamente importante que o dado seja preenchido corretamente, já que não poderá ser alterado depois de concluir o cadastro do equipamento.

Esse campo deve ser preenchido com os e-mails que devem ser notificados no caso de problemas com a integração dos pontos com o sistema.

O campo de usuário é aberto se seu relógio possui um sistema de acesso (webserver), ele deve ser preenchido de acordo com o login (usuário) que foi definido no sistema do relógio.

Alguns fabricantes estabelecem usuário e senha padrão, consulte com o suporte técnico do relógio ou fornecedor responsável.

O campo de senha é aberto se seu relógio possui um sistema de acesso (webserver), ele deve ser preenchido de acordo com a senha) que foi definido no sistema do relógio.

Alguns fabricantes estabelecem usuário e senha padrão, consulte com o suporte técnico do relógio ou fornecedor

É um dado obrigatório para alguns modelos de equipamento.

Alguns modelos de relógio solicitam um CPF no momento da instalação, geralmente é cadastrado no momento da compra do equipamento.

Caso esteja com dificuldades para identificar o número é preciso procurar a fabricante do relógio. 

Conteúdo da alternância

É um dado obrigatório para alguns modelos de equipamento.

Esse campo deve ser preenchido com o número 0 (zero), com exceção do modelo RWTech Ipointline que a chave precisa ser consultada com fabricante.

Dado obrigatório para alguns modelos de equipamento.

Se o equipamento selecionado teve esse campo demonstrado, consulte o suporte técnico ou fornecedor para validar a numeração.

Como editar ou inativar o relógio?

Se o cadastro possui comunicação online, será possível conferir o status

  • Online: bolinha verde ao lado do nome do equipamento
  • Offline: bolinha vermelha

Se o cadastro do relógio foi feito com o tipo de importação manual via importação de AFD, o sistema mostrará o histórico de importações.

Para editar o cadastro do relógio, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em “Configurações” 

Passo 2: no quadro de Integrações  selecione a opção “Relógios ponto”;

Passo 3: No ícone de seta para baixo, clique em Editar

Edite os campos que precisa, e clique em Salvar! 

Alguns dados não ficam aptos para edição sinalizados em cinza, se precisar corrigir um deles é necessário inativar o relógio e cadastra-lo novamente.

Para editar o cadastro do relógio, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em “Configurações” 

Passo 2: no quadro de Integrações  selecione a opção “Relógios ponto”;

Passo 3: No ícone de seta para baixo, clique em Inativar

Ao inativar um relógio, não será possível realizar importações AFD vinculadas a aquele cadastro.


VR Collector: Como integrar os pontos do relógio com o sistema de forma automática?

Depois de ter cadastrado o relógio ponto no sistema, chegou a hora de preparar o aplicativo VR Collector que vai se comunicar com seu equipamento e fazer as integrações dos pontos.

Preparamos esse conteúdo dedicado com o passo a passo, clique aqui


Importação de AFD: Como importar os pontos feitos no relógio através do arquivo fiscal?

Após o cadastro do relógio, você pode importar o arquivo fiscal AFD que possui os pontos de seus colaboradores e transferir para o sistema. 

Preparamos esse conteúdo dedicado com o passo a passo e mais detalhes, clique aqui

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelos chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Was this article helpful?
YesNo