O que são as solicitações?
As solicitações são os pedidos de ajustes de ponto, ajuste de pausas NR17 ou abonos solicitados pelo colaborador via SuperAPP VR ou website.
Para realizar a gestão das solicitações (aprovar e reprovar), é fundamental que o gestor/administrador esteja com a equipe associada com esse passo a passo (clique aqui)
Por padrão, usuários administradores tem acesso liberado ao menu de Solicitações, mas se você precisa que outro grupo de permissões (gestores e entre outros), é necessário realizar a liberação nos filtros de segurança deste grupo, confira aqui neste artigo
Como o colaborador realiza uma solicitação?
O colaborador pode solicitar ajuste de ponto através do aplicativo SuperAPP VR e também na versão web site do sistema, não é possível restringir essa ação se o mesmo tenha liberação de acesso ao aplicativo e site.
Passo a passo para aplicativo: clique aqui
Passo a passo para versão web: clique aqui
Como aprovar ou reprovar a solicitação?
O prazo para aprovação de solicitações de ajustes e abono é de até 1 ano retroativo em período aberto desde o último fechamento.
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Solicitações;
Passo 2: Localize o colaborador em sua gestão, e ao lado direito clique no ícone de olho para ver as solicitações;
Passo 3: Realize filtros conforme sua preferência de “Tipo de solicitação”, “Situação” ou “Período”;
Passo 4: Ao visualizar as pendências, clique no ícone de olho ao lado direito da tela para aprovar ou reprovar, e pronto!
- Solicitação de ajuste/abono aprovada: Para ajuste, é necessário selecionar um motivo de ajuste cadastrado previamente em “Motivos de ajuste”, basta clicar em “Aprovar”.
- Solicitação de ajuste/abono reprovada: Para reprovar ajuste descreva o motivo da reprovação e clique em “Reprovar”, o motivo da reprovação será demonstrado em relatório de solicitações.
Neste filtro você pode selecionar qual o tipo de solicitação deseja conferir.
Todas as solicitações: será demonstrada toda solicitação (ajuste, ajuste de pausa e abono)
Ajuste de ponto: será demonstrada apenas solicitações de ajuste de ponto
Abono: será demonstrada apenas solicitações de abono
Ajuste de pausa: será demonstrada apenas solicitações de ajuste de pausa
Todas: será demonstrada todas as solicitações aprovadas, reprovadas e pendentes
Pendente: será demonstrada todas as solicitações pendentes que precisam de tratativa
Reprovada: será demonstrada todas as solicitações reprovadas
Aprovada: será demonstrada todas as solicitações aprovadas pelo gestor
Aprovada automática: será demonstrada todas as solicitações aprovadas pela assistente virtual
Você pode filtrar o período que deseja visualizar, com limite de até 720 dias.
Você pode consultar com períodos separados de 720 em 720 dias.
Como aprovar solicitações em massa?
A única ação que pode ser realizada em lote é a aprovação. Caso seja necessário reprovar uma solicitação, a ação deve ser feita individualmente, uma por vez. Certifique-se que essa funcionalidade está permitida para seu grupo no menu de Segurança.
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Solicitações;
Passo 2: Localize o colaborador em sua gestão, e ao lado direito clique no ícone de olho para ver as solicitações;
Passo 3: Clique na caixa de seleção das solicitações que deseja aprovar ou selecione a opção presente no cabeçalho para selecionar todas as solicitações pendentes.
Passo 4: Clique no botão “Aprovar”.
Passo 5: Selecione o motivo que será aplicado e clique em salvar!
Assistente virtual, configure aprovação de solicitações de forma automática
A assistente virtual otimiza a rotina de aprovação e reprovação de ajustes solicitados pelo colaborador.
Por meio de regras pré-estabelecidas, o assistente virtual faz a gestão das solicitações e economiza seu tempo, pois exige a análise dos gestores apenas para as solicitações que não se enquadram nas regras que você configurar.
Preparamos um conteúdo para você aqui: Configuração Assistente Virtual: Aprenda aqui como configurar seu assistente para aprovar/reprovar solicitações!
Como remover um ajuste ou abono aprovado incorretamente?
Ao remover um ajuste ou abono, essa ação não pode ser desfeita e é irreversível, o colaborador precisará realizar uma nova solicitação ou o gestor realizar o ajuste manual.
Para realizar exclusão de ajustes, você possui 60 dias retroativos para realizar em sistema no período aberto a partir do último fechamento.
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Controle de Ponto;
Passo 2: Localize o colaborador e clique no ícone de lista ao lado direito do cadastro;
Passo 3: Ao visualizar o dia, clique no ícone de lápis sinalizado em verde, e clique em “Excluir”
Para realizar exclusão de ajustes, você possui 60 dias retroativos para realizar em sistema no período aberto a partir do último fechamento.
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Controle de Ponto;
Passo 2: Localize o colaborador e clique no ícone de lista ao lado direito do cadastro;
Passo 3: Ao visualizar o dia, clique no ícone de balão com a letra A e clique em “Excluir”
Relatório de solicitações
Para maior controle das solicitações e um acompanhamento mais próximo da equipe, recomendamos verificar o relatório de Solicitações, que você consulta o passo a passo de como gerar ao clicar aqui
O relatório de solicitações gera informações do histórico sobre todas as solicitações que foram pedidas pelos colaboradores, independente de seu histórico final (pendente, aprovada ou reprovada).