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Restrição de dispositivos: como configurar regras para registro de ponto

O que são as restrições e como ter um controle assertivo do registro de ponto?

As restrições de dispositivo disponibilizadas no sistema te possibilita adaptar as práticas de registro de ponto de acordo com a realidade da sua empresa, no sistema temos algumas possibilidades, sendo elas:

  • Restrição de dispositivo: você pode centralizar o registro em determinados aparelhos ou tablets.
  • Restrição por Endereço de IP: defina uma rede de internet fixa para registro de ponto 
  • Colaboradores: retire a permissão de registro em determinados aparelhos pontualmente.

Informamos que nosso sistema não impede o registro de ponto em respeito a legislação vigente, mas oferecemos alternativas de controle eficazes citadas acima.


Restrição por dispositivo (UUID), como configurar?

Com a restrição por dispositivo, você define qual é o aparelho que deve ser feito o registro de ponto e opta por centralizar totalmente o registro neste dispositivo. 

Ao cadastrar a restrição por dispositivo, o colaborador não poderá registrar ponto em outros aparelhos, mas sim apenas ao que está previamente cadastrado para ele. 

Passo 1: Acesse o menu “Configurações” localizado ao lado esquerdo da tela;
 
Passo 2: Clique na opção “Restrição de dispositivo”;
 
Passo 3: Acesse a aba “Dispositivos”;
 
Passo 4: Preencha os campos obrigatórios:
  • Descrição: para identificar o dispositivo futuramente;
  • UUID: numeração do Identificador Único Universal (veja abaixo como obter);
  • Aplicar para: defina a quem será aplicada a restrição.
Passo 5: Clique em “Salvar” para concluir a configuração.

Se o seu colaborador deve registrar ponto de forma fixa no Superapp no acesso individual dele, siga o passo a passo abaixo.

Passo 1: Abra o aplicativo Superapp VR no seu dispositivo móvel.

Passo 2: Clique no menu MEU RH

Passo 3: Selecione a opção “Informações do dispositivo”.

Passo 4: Nessa tela, você poderá visualizar informações como: versão do aplicativo, UUID, sistema operacional, modelo do aparelho, entre outros.

Passo 5: Para copiar o UUID, basta clicar sobre essa informação.

Se seu colaborador utiliza o Ponto REP para registrar ponto, consulte o passo a passo abaixo. 

Se você não conhece o Ponto REP (clique aqui)

Passo 1: Com seu aplicativo já logado com as credenciais, clique no ícone de 3 barras ao lado superior a direita da tela;

Passo 2: Selecione a opção Informações do dispositivo;

Passo 3: Confira as informações de seu aparelho e do UUID.

Passo 1: Acesse o menu lateral a esquerda Configurações;
 
Passo 2: Clique na opção Restrição de dispositivos e selecione a aba Dispositivos;
 
Passo 3: Role até o final da página até encontrar a seção Verificar liberação de dispositivo.
 
Passo 4: No campo de busca, digite o nome do colaborador que deseja verificar.
 
Passo 5: No campo UUID, insira o valor 0 (zero)
 
Passo 6: Verifique o retorno da busca:
  • Se aparecer “Permitido”, significa que não há nenhuma restrição cadastrada para o colaborador.
  • Se aparecer “Não permitido”, significa que existe alguma restrição ativa vinculada ao colaborado

Restrição por IP, como configurar?

Com a restrição por IP você define um endereço de internet (rede) fixo para registro de ponto com base no endereço de IP.

Ao cadastrar a restrição por IP, o colaborador não poderá registrar ponto fora da rede cadastrada, apenas no que está definido a ele.

Passo 1: Acesse o menu “Configurações” localizado ao lado esquerdo da tela.
 
Passo 2: Clique na opção “Restrição de dispositivo”.
 
Passo 3: Acesse a aba “Endereço do IP”.
 
Passo 4: Preencha os campos obrigatórios:
 
  • Descrição: para identificar a configuração futuramente;
  • Tipo de permissão: defina como será o controle de acesso à rede com “Endereço IP” , se você precisa que determinadas pessoas/grupos tenham permissão a toda e qualquer rede, aplique “Permitir tudo”
  • Resolver por IP: selecione a forma de validação;
  • Numeração do IP: insira o IP que será autorizado para acesso e registro (inclua a máscara 32 ou 64);
  • Aplicação: defina a quem será aplicada a restrição.
Passo 5: Clique em “Salvar” para concluir a configuração.

DNS é um endereço  que armazena números de IP (protocolo de internet), é uma forma de traduzir esses números de IP em domínios.

Quando se tem vários IP’s muitas vezes sendo inviável o cadastro de todos eles, você pode apenas cadastrar o seu domínio.

Exemplo: 191.175.183.21 (IP) se transforma em: “191.177@nomedaempresa.com.br” que é o domínio.

Restrição por Colaboradores, como configurar?

Ao bloquear o dispositivo, o colaborador não conseguirá mais registrar o ponto por ele, mas continuará podendo registrar normalmente por outros aparelhos.
 
Passo 1: Acesse o menu “Configurações” localizado ao lado esquerdo da tela.
Passo 2: Clique na opção “Restrição de dispositivo”.
 
Passo 3: Na aba “Colaboradores”, clique sobre o nome do colaborador que deseja aplicar a restrição.
 
Passo 4: Na lateral direita da tela, identifique o dispositivo já utilizado pelo colaborador que deseja bloquear.
 
Passo 5: Clique no ícone ao lado direito da tela para realizar o bloqueio do dispositivo.

Como retirar a permissão de registro via aplicativo?

A retirada de permissão do registro de ponto via aplicativo sem o cadastro de uma restrição fixa é possibilitada através das configurações de registro de ponto da configuração de controle de ponto. 

Lembramos que ao retirar a permissão, todos alocados a configuração são afetados, se você precisa inserir ou alterar a configuração de controle de ponto de algum colaborador, clique aqui para consultar o passo a passo  e vaja o item “Configurações extras”.

Passo 01: acesse “Configurações” no menu vertical à esquerda.

Passo 02: no canto superior direito selecione a opção “Configuração de controle de ponto”.

Passo 3: edite uma configuração existente ou crie uma em “+ Nova configuração de controle de ponto”.

Passo 04: acesse a aba “Registro de ponto” e desabilite a opçãoPermitir que os colaboradores registrem ponto pelo aplicativo”.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

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