O que são as restrições e como ter um controle assertivo do registro de ponto?
As restrições de dispositivo disponibilizadas no sistema te possibilita adaptar as práticas de registro de ponto de acordo com a realidade da sua empresa, no sistema temos algumas possibilidades, sendo elas:
- Restrição de dispositivo: você pode centralizar o registro em determinados aparelhos ou tablets.
- Restrição por Endereço de IP: defina uma rede de internet fixa para registro de ponto
- Colaboradores: retire a permissão de registro em determinados aparelhos pontualmente.
Informamos que nosso sistema não impede o registro de ponto em respeito a legislação vigente, mas oferecemos alternativas de controle eficazes citadas acima.
Restrição por dispositivo (UUID), como configurar?
Com a restrição por dispositivo, você define qual é o aparelho que deve ser feito o registro de ponto e opta por centralizar totalmente o registro neste dispositivo.
Ao cadastrar a restrição por dispositivo, o colaborador não poderá registrar ponto em outros aparelhos, mas sim apenas ao que está previamente cadastrado para ele.
- Descrição: para identificar o dispositivo futuramente;
- UUID: numeração do Identificador Único Universal (veja abaixo como obter);
- Aplicar para: defina a quem será aplicada a restrição.
Se o seu colaborador deve registrar ponto de forma fixa no Superapp no acesso individual dele, siga o passo a passo abaixo.
Passo 1: Abra o aplicativo Superapp VR no seu dispositivo móvel.
Passo 2: Clique no menu MEU RH
Passo 3: Selecione a opção “Informações do dispositivo”.
Passo 4: Nessa tela, você poderá visualizar informações como: versão do aplicativo, UUID, sistema operacional, modelo do aparelho, entre outros.
Passo 5: Para copiar o UUID, basta clicar sobre essa informação.
Se seu colaborador utiliza o Ponto REP para registrar ponto, consulte o passo a passo abaixo.
Se você não conhece o Ponto REP (clique aqui)
Passo 1: Com seu aplicativo já logado com as credenciais, clique no ícone de 3 barras ao lado superior a direita da tela;
Passo 2: Selecione a opção Informações do dispositivo;
Passo 3: Confira as informações de seu aparelho e do UUID.
- Se aparecer “Permitido”, significa que não há nenhuma restrição cadastrada para o colaborador.
- Se aparecer “Não permitido”, significa que existe alguma restrição ativa vinculada ao colaborado
Restrição por IP, como configurar?
Com a restrição por IP você define um endereço de internet (rede) fixo para registro de ponto com base no endereço de IP.
Ao cadastrar a restrição por IP, o colaborador não poderá registrar ponto fora da rede cadastrada, apenas no que está definido a ele.
- Descrição: para identificar a configuração futuramente;
- Tipo de permissão: defina como será o controle de acesso à rede com “Endereço IP” , se você precisa que determinadas pessoas/grupos tenham permissão a toda e qualquer rede, aplique “Permitir tudo”
- Resolver por IP: selecione a forma de validação;
- Numeração do IP: insira o IP que será autorizado para acesso e registro (inclua a máscara 32 ou 64);
- Aplicação: defina a quem será aplicada a restrição.
O DNS é um endereço que armazena números de IP (protocolo de internet), é uma forma de traduzir esses números de IP em domínios.
Quando se tem vários IP’s muitas vezes sendo inviável o cadastro de todos eles, você pode apenas cadastrar o seu domínio.
Exemplo: 191.175.183.21 (IP) se transforma em: “191.177@nomedaempresa.com.br” que é o domínio.
Restrição por Colaboradores, como configurar?
Como retirar a permissão de registro via aplicativo?
A retirada de permissão do registro de ponto via aplicativo sem o cadastro de uma restrição fixa é possibilitada através das configurações de registro de ponto da configuração de controle de ponto.
Lembramos que ao retirar a permissão, todos alocados a configuração são afetados, se você precisa inserir ou alterar a configuração de controle de ponto de algum colaborador, clique aqui para consultar o passo a passo e vaja o item “Configurações extras”.
Passo 01: acesse “Configurações” no menu vertical à esquerda.
Passo 02: no canto superior direito selecione a opção “Configuração de controle de ponto”.
Passo 3: edite uma configuração existente ou crie uma em “+ Nova configuração de controle de ponto”.
Passo 04: acesse a aba “Registro de ponto” e desabilite a opção “Permitir que os colaboradores registrem ponto pelo aplicativo”.
Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.








