A importação e distribuição dos holerites é a etapa final do processo dentro do módulo, se você não realizou a criação do seu modelo e ainda não cadastrou as rubricas no sistema, consulte nosso material aqui (clique aqui)
Nesta etapa você extrai o arquivo do E-social e distribui os holerites de pagamento para assinatura do colaborador.
Como extrair o arquivo do E-social?
O arquivo que deve ser extraído está presente no E-social com nomenclatura de “Todos os eventos entregues em um determinado período”, clique abaixo para conferir o passo a passo
Para realizar a importação manual, primeiro o usuário precisa acessar o portal do eSocial e solicitar o download dos arquivos enviados ao eSocial.
Passo 1: acesse o eSocial da empresa.
Passo 2: clique em “Downloads” e em seguida “Solicitação”.
Passo 3: no bloco “Tipo de solicitação (intervalo máximo de 31 dias)”, selecione a opção “Todos os eventos entregues em um determinado período” e preencha a data inicial e final.
Passo 4: quando estiver disponível, aparecerá na listagem de solicitações com a situação “Disponível para baixar”, devendo então ser feito o download no menu ”ações”.
Passo 5: será baixado um arquivo zip e dentro dele terá diversos arquivos, com uma estrutura assim:
ID[sequencia numérica]
S-5001 (por exemplo)
É este arquivo .zip que precisa ser utilizado dentro do módulo Holerite, para importação dos dados.
Como processar o holerite no sistema?
Passo 2: no menu ao lado esquerdo selecione a opção “Holerite” e selecione o botão “+Novo processo”.
Passo 4: selecione o mês que os holerites serão gerados.
Passo 5: para processar o holerite é preciso trazer para o sistema os eventos do E-Social (arquivo de Todos os eventos entregues em um determinado período)
Passo 6: nessa etapa você pode definir uma mensagem que aparece no rodapé do holerite.
Passo 7: ao concluir, clique em “Confirmar”.
Diferente da mensagem definida na personalização do holerite, essa mensagem pode ser enviada apenas para alguns grupos de colaboradores e é customizada mensalmente.
É possível encaminhar a mensagem com condições diferentes: por sexo, salário acima ou abaixo de determinado valor, cargo, departamento, colaborador ou todos.
Se precisar, também é possível usar mais de uma condição (o colaborador que se enquadrar em cada condição recebe separadamente a mensagem, não é preciso cumprir todas as condições juntas).
Como distribuir e enviar os holerites para assinatura?
Antes de iniciar o passo a passo, certifique-se que está tudo certo, ao distribuir não é possível cancelar a ação (se você realizar essa ação, é necessário contato com nosso time de suporte)
Passo 1: No menu ao lado esquerdo selecione a opção “Holerite” e selecione a aba referente ao mês do processamento;
Passo 2: Após ter processado o holerite, clique no botão “Distribuir”;
Passo 3: Selecione o layout já previamente configurado e configure a lista de distribuição;
Passo 4: Clique em “Distribuir”.
Possíveis falhas de processamento, como prevenir ou agir se ocorrer?
O período de apuração é identificado na pasta S1200, o qual formaliza qual foi o período declarado diretamente no E-social.
Se o período de apuração for maio, mas você está importando em abril, o sistema acusa falha no processamento.
Todos os eventos devem ser comunicados para o E-Social e depois importados, se o evento ainda não está no E-Social, haverá falha e o sistema te sinaliza que os eventos não foram informados.
Alguns eventos são obrigatórios e se não foram lançados no E-social, vão impedir o processamento do holerite.
São eles:
S1200 – Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social
S1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho
S5001 – Informações das Contribuições Sociais por Trabalhador
S5003 – Informações do FGTS por Trabalhador
No conteúdo de tabela de rubricas (clique aqui) te explicamos de forma detalhada por que é importante cadastrar todas as rubricas do E-social no sistema de Holerite.
Caso o sistema não identifique a rubrica que está no arquivo, é necessário consultar se ela está no menu Tabela de Rubricas.
Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.





