O que é a Classificação de horas extras?
A funcionalidade de classificação de horas extras permite que gestores realizem a classificação das horas extras realizadas de suas equipes com as opções “Alinhada” quando é de conhecimento do gestor e “Não alinhada” para quando não houve aviso antecipado ao gestor, desta forma a empresa pode realizar um controle assertivo das horas extras realizadas.
A classificação de hora extra é uma gestão das horas feitas pelo gestor responsável e também não é uma solicitação para aprovação na plataforma, as horas extras são contabilizadas com ou sem classificação.
Como habilitar a Classificação de horas extras?
A classificação de horas extras é habilitada é feita através da configuração de controle de ponto, se você precisa inserir ou alterar a configuração de controle de ponto de algum colaborador, clique aqui para consultar o passo a passo e vaja o item “Configurações extras”.
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Configurações;
Passo 2: No quadro de Controle de Ponto, selecione Configuração de controle de ponto;
Passo 3: Localize a configuração de controle de ponto desejada, e clique no ícone de lápis. Após a abertura da tela da configuração, selecione a aba Hora extra;
Passo 4: Clique em “Habilitar função de classificação das horas extras (alinhada / não alinhada)”
Por fim, clique em Salvar
Como começar a classificar as horas extras?
Após habilitar a classificação de horas extras, o sistema apresenta o menu na coluna vertical a esquerda.
Por padrão, usuários administradores tem acesso liberado ao menu de Classificação de Horas extras, mas se você precisa que outro grupo de permissões (gestores e entre outros), é necessário realizar a liberação nos filtros de segurança deste grupo, confira aqui neste artigo
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em “Classificação de horas; extras”
Passo 2: Se preferir, utilize os filtros disponíveis para uma pesquisa mais assertiva (Situação, período, filtrar por, selecione a opção);
Passo 3: Na hora extra aguardando análise, clique no ícone de olho;
Por fim, selecione a opção alinhada ou não alinhada.
Status das classificações
Status presente quando o gestor ainda não fez a definição de Alinhada/Não alinhada.
Status presente quando o gestor define que a hora extra feita pelo colaborador está dentro da política ou foi previamente combinado
Status presente quando o gestor define que a hora extra foi feito fora do esperado ou sem justificativa adequada.
Status presente quando a hora extra estava em análise e o período foi teve fechamento de folha no sistema sem a classificação de Alinhada/Não alinhada.
Como editar ou cancelar a classificação das horas extras já realizada?
Editar classificação realizada
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Classificação de horas extras;
Passo 2: Na hora já alinhada/não alinhada, clique no ícone de olho;
Passo 3: Para efetuar o cancelamento da análise, clique em “cancelar análise”.
Ao cancelar a análise, a hora extra volta para o status “Aguardando Análise”.
Cancelar classificação realizada
Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Classificação de horas extras;
Passo 2: Na hora já alinhada/não alinhada, clique no ícone de olho;
Passo 3: Para efetuar o a edição de da análise, clique em “Alterar análise”;
Informamos que é possível cancelar ou editar a análise, se o status da classificação estiver como Alinhada ou Não alinhada.
Como o colaborador faz a justificativa de horas extras para que o gestor visualize na classificação?
Com a classificação de horas extras, a justificativa de horas extras fica disponível para que seja demonstrada na classificação de horas.
- Para o RH preparamos esse conteúdo dedicado sobre justificativa de horas extras, clique aqui
- Para o colaborador, você pode consultar e direcionar esse conteúdo para justificativa na versão web (aqui) e para aplicativo (aqui)
A justificativa de hora extra não é obrigatória e também não é uma solicitação para aprovação na plataforma, as horas extras são contabilizadas com ou sem justificativa.
Como o colaborador visualiza s classificação de horas extras do gestor?
Passo 1: No menu vertical à esquerda selecione “Meu ponto”;
Passo 3: Clique no botão “Horas extras” no topo da tela
O sistema abre uma página com todas as horas extras realizadas e, que serão ou foram classificadas pelo seu gestor ou RH da empresa.
Passo 4: clique em “Ver detalhes” para visualizar os detalhes.
Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.