Central de Ajuda

Configuração de Classificação de Horas Extras: o que é, como configurar e acompanhar horas alinhadas/não alinhadas!

O que é a Classificação de horas extras?

A funcionalidade de classificação de horas extras permite que gestores realizem a classificação das horas extras realizadas de suas equipes com as opções “Alinhada” quando é de conhecimento do gestor e “Não alinhada” para quando não houve aviso antecipado ao gestor, desta forma a empresa pode realizar um controle assertivo das horas extras realizadas. 

A classificação de hora extra é uma gestão das horas feitas pelo gestor responsável  e também não é uma solicitação para aprovação na plataforma, as horas extras são contabilizadas com ou sem classificação.

Como habilitar a Classificação de horas extras?

A classificação de horas extras é habilitada é feita através da configuração de controle de ponto, se você precisa inserir ou alterar a configuração de controle de ponto de algum colaborador, clique aqui para consultar o passo a passo  e vaja o item “Configurações extras”.

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Configurações;

Passo 2: No quadro de Controle de Ponto, selecione Configuração de controle de ponto;

Passo 3: Localize a configuração de controle de ponto desejada, e clique no ícone de lápis. Após a abertura da tela da configuração, selecione a aba Hora extra;

Passo 4: Clique em Habilitar função de classificação das horas extras (alinhada / não alinhada)

Por fim, clique em Salvar

Como começar a classificar as horas extras?

Após habilitar a classificação de horas extras, o sistema apresenta o menu na coluna vertical a esquerda.

Por padrão, usuários administradores tem acesso liberado ao menu de Classificação de Horas extras, mas se você precisa que outro grupo de permissões (gestores e entre outros), é necessário realizar a liberação nos filtros de segurança deste grupo, confira aqui neste artigo

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em “Classificação de horas; extras”

Passo 2: Se preferir, utilize os filtros disponíveis para uma pesquisa mais assertiva (Situação, período, filtrar por, selecione a opção);

Passo 3: Na hora extra aguardando análise, clique no ícone de olho;

Por fim, selecione a opção alinhada ou não alinhada.

Status das classificações

Status presente quando o gestor ainda não fez a definição de Alinhada/Não alinhada.

Status presente quando o gestor define que a hora extra feita pelo colaborador está dentro da política ou foi previamente combinado

Status presente quando o gestor define que a hora extra foi feito fora do esperado ou sem justificativa adequada.

Status presente quando a hora extra estava em análise e o período foi teve fechamento de folha no sistema sem a classificação de Alinhada/Não alinhada.


Como editar ou cancelar a classificação das horas extras já realizada?

Editar classificação realizada

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Classificação de horas extras;

Passo 2: Na hora já alinhada/não alinhada, clique no ícone de olho;

Passo 3: Para efetuar o cancelamento da análise, clique em “cancelar análise”.

Ao cancelar a análise, a hora extra volta para o status “Aguardando Análise”.

Cancelar classificação realizada

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Classificação de horas extras;

Passo 2: Na hora já alinhada/não alinhada, clique no ícone de olho;

Passo 3: Para efetuar o a edição de da análise, clique em “Alterar análise”;

Informamos que  é possível cancelar ou editar a análise, se o status da classificação estiver como Alinhada ou Não alinhada.


Como o colaborador faz a justificativa de horas extras para que o gestor visualize na classificação?

Com a classificação de horas extras, a justificativa de horas extras fica disponível para que seja demonstrada na classificação de horas.

  • Para o RH preparamos esse conteúdo dedicado sobre justificativa de horas extras, clique aqui
  • Para o colaborador, você pode consultar e direcionar esse conteúdo para justificativa na versão web (aqui) e para aplicativo (aqui)

A justificativa de hora extra não é obrigatória e também não é uma solicitação para aprovação na plataforma, as horas extras são contabilizadas com ou sem justificativa.

Como o colaborador visualiza s classificação de horas extras do gestor?

Passo 1: No menu vertical à esquerda selecione “Meu ponto”;

Passo 3: Clique no botão “Horas extras” no topo da tela

O sistema abre uma página com todas as horas extras realizadas e, que serão ou foram classificadas pelo seu gestor ou RH da empresa.

Passo 4: clique em “Ver detalhes” para  visualizar os detalhes.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Was this article helpful?
YesNo