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Recálculo e Remover e recalcular: o que é, quando utilizar e como aplicar?

O que é o Recálculo e o Remover e recalcular?

Essa opção existe no sistema para reprocessar os pontos dos colaboradores, bem como atualizar cálculos e sincronização dos registros de ponto se houver necessidade.

Recalcular

Atualiza os cálculos do período com base nas configurações atuais de turno, configuração de controle de ponto, entre outras.

Por exemplo: se você alterou o turno do colaborador e precisa de uma atualização imediata que não é possível aguardar, você pode recalcular pontualmente os dias desejados.

O recálculo não surte efeito em casos de: 

  • Dias com fechamento realizado
  • Ajuste de horas extras ou faltantes (que não estejam previamente ajustadas nas configurações originais) 
  • Não faz a atualização/inserção de intervalo pré-assinalado configurada no turno
  • Não faz a atualização/inserção de ponto por exceção configurada no turno

O recálculo surte efeito quando:

  • Houve um ajuste nas configurações do turno (menos intervalo pré assinalado, virada de turno e marcação por exceção) e você precisa atualizar com maior urgência
  • Houve um ajuste de turno cadastrado no perfil do colaborador 
  • Houve ajustes na configuração de controle de ponto e configurações que impactam no cálculo do controle de ponto do dia.

Importante: o recálculo é uma medida pontual, não recomendamos utiliza-lo com frequência pois o sistema deve realizar o

O recálculo pode atualizar apenas dias em aberto sem fechamento, ao realizar essa ação o controle de ponto pode vir a atualizar todo período aberto sem uma data limite anterior.

Recomendamos a rotina de fechamento para garantir que as atualizações ocorram apenas nos dias necessários.

 

Remover e Recalcular

A ação Remover e recalcular não apenas atualiza, mas também remove os ajustes de ponto aplicados, essa ação pode ser utilizada em cenários como:

  • Aplicação do intervalo pré-assinalado ou marcação por exceção de forma retroativa (se foi configurado no turno, mas você precisa atualizar de forma passada) 
  • Correção de sincronização de dias que ficaram desordenados no controle de ponto devido a virada de turno.
  • Remoção de ajustes aplicados pelo gestor

A ação de remover e recalcular não remove registros de ponto originais, abonos, afastamentos e férias;

Não surte efeito em casos de: 

  • Dias com fechamento realizado
  • Atualizações de cálculo que não estejam previamente ajustada nas configurações

Surte efeito quando:

  • Houve um ajuste nas configurações do turno em  intervalo pré assinalado, virada de turno e marcação por exceção e é necessário sincronizar os pontos nos locais corretos.
  • Houve um ajuste de turno cadastrado no perfil do colaborador para um turno noturno.

Importante: o remover e recálcular é uma medida pontual, que deve ser utilizada nas situações acima. 

O remover e recalcular pode atualizar apenas dias em aberto sem fechamento, ao realizar essa ação o controle de ponto pode vir a atualizar todo período aberto sem uma data limite anterior.

Além disso a ação de remover e recalcular exclui definitivamente os ajustes de ponto por solicitação (tanto as solicitações feitas por colaboradores quanto os ajustes realizados pelo gestor). 

Recomendamos a rotina de fechamento para garantir que as atualizações ocorram apenas nos dias necessários.


Como aplicar o recálculo e o remover e recalcular?

Passo 1: no menu vertical à esquerda, selecione “Controle de ponto”;

Passo 2: no canto superior esquerdo, clique em “Calendário”;

Passo 3: digite o nome do colaborador no campo “Buscar colaborador…”, o sistema pode sugerir alguns nomes conforme você escreve, clique no usuário que procura e clique no botão “Selecionar” à direita;

Passo 4: clique no dia que deseja recalcular ou remover e recalcular;

Passo 6: no canto superior direito, selecione a opção “Recalcular jornadas”;

Passo 7: nesse momento o sistema te informa a diferença entre a ação de recalcular e remover e recalcular, selecione a ação desejada. 

Passo 8: pronto! O sistema exibe o alerta de que a ação foi realizada com sucesso.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

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