O que são os Arquivos Fiscais?
Os arquivos fiscais são documentos que comprovam os registros de ponto e vínculo formal com a empresa gerados enquanto o trabalhador tem uma jornada ativa.
O sistema VR (RH Digital) é classificado como REP – P homologado na portaria 671 que emite um comprovante e recibo a cada batida de ponto, assim como registra as movimentações feitas no ponto por meio dos arquivos fiscais AFD e AEJ.
Esses documentos podem ser solicitados por órgãos responsáveis em fiscalizações ou durante processos trabalhistas.
A MTP 671, publicada em 08 de novembro de 2021 pelo Diário Oficial da União, é uma nova norma feita para atualizar e modernizar as matérias referentes à Carteira de Trabalho e Previdência Social e ao Controle de Ponto Eletrônico.
Entre as atualizações, a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) passa a ter como identificação única do trabalhador o número de inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e a cria o arquivo AEJ (Arquivo Eletrônico de Jornada), que gera os registros de ponto do colaborador após tratativas (ajustes, abonos, e etc). Ele substitui o AFDT e ACJEF.
Com isso, o arquivo fiscal AFD (Arquivo Fonte de Dados) e alguns fluxos relacionados foram alterados.
Como importar (inserir) o AFD do relógio no sistema?
Para realizar importação de AFD é obrigatório que o arquivo seja extraído diretamente da porta fiscal do equipamento físico, além disso o relógio precisa ser previamente cadastrado no sistema (clique aqui)
Passo 1: no menu vertical ao lado esquerdo, selecione a opção “Configurações”
Passo 2: e na área de “Integrações”, clique em “Arquivos fiscais”.
Passo 3: Selecione a aba Importar AFD e filtre o período até 3 meses (retroativos) e aplique o arquivo TXT;
Passo 4: O sistema identifica o relógio de ponto e você pode visualizar os detalhes dos registros que serão importados;
Após conferir as informações necessárias é só clicar em “Importar”.
O sistema identifica automaticamente se o arquivo está no formato novo (MPT 671) ou antigo (Portaria 373) e aceita ambos, desde que sejam AFDs válidos e no formato txt.
Para isso, insira um pen drive na entrada USB ao lado do equipamento.
Em seguida, aparecerão as mensagens “Mapeando pen drive” e “Gerando AFD”. Remova o pen drive, no dispositivo estará o arquivo AFD do relógio no formato txt.
O passo a passo pode ser alterado de acordo com o modelo de seu equipamento, em caso de dúvidas entre em contato com o fornecedor do relógio.
Como exportar (extrair) o AFD gerado no sistema?
Lembramos que, devido a homologação da portaria 671, o arquivo AFD 1510 é gerado até no período de até 10 de novembro de 2022 como data limite para finalidades fiscais.
Passo 1: no menu vertical ao lado esquerdo, selecione a opção “Configurações”
Passo 2: e na área de “Integrações”, clique em “Arquivos fiscais”.
Passo 3: Selecione a aba Exportar AFD
Campos opcionais
Cria o arquivo de acordo com o layout INMETRO
Como exportar o AEJ?
Como obter o Espelho Ponto?
Para gerar o espelho de ponto, contamos com a opção facilitada do relatório de Espelho ponto (fechamento) gera os espelhos de ponto originais dos colaboradores.
Consulte o conteúdo completo com passo a passo ao clicar aqui.
Como obter o Atestado Técnico da sua empresa?
Para obter o atestado técnico e o termo de responsabilidade emitido pelo sistema VR, siga o passo a passo abaixo:
Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

