O cadastro das rubricas é um passo fundamental para realizar antes da importação e distribuição dos holerites aos colaboradores, aqui neste conteúdo você encontra um passo a passo completo de como realizar esse processo.
Depois de realizar esse caminho, você já pode distribuir os holerites!
O que é a tabela de rubricas?
A tabela de rubricas (ou eventos) do módulo Holerite formalizam todos os eventos que você possui cadastrado no E-social.
A partir do lançamento das rubricas no E-social que o RH realiza, é possível formalizar os pagamentos e descontos. As rubricas podem variar e serem diferentes de acordo com cada empresa e com o que foi cadastrado no E-social.
No módulo Holerite você precisa realizar o cadastro de suas rubricas cadastradas no E-social de forma manual ou por importação de tabela.
Como cadastrar as rubricas de forma manual?
Passo 1: Acesse a página do Holerite.
Passo 2: Ao lado esquerdo selecione a opção “Tabela de Rubricas”.
Passo 3: No topo da tela selecione “ Nova rubrica”.
Passo 4: Preencha o formulário para criação da rubrica.
Passo 5: Clique no botão “Salvar e enviar”.
Significado de cada campo
Informe o código da tabela das rubricas conforme enviado ao eSocial.
É necessário que este código esteja correto, pois no holerite traz a referência deste código de qual tabela a rubrica pertence.
Código da rubrica, conforme aparece no holerite dos colaboradores (segundo o sistema de folha de pagamento utiliza).
Provento: São os valores positivos que o colaborador recebe (exemplo: salário base)
Desconto: São os valores negativos, ou seja, que são deduzidos do salário (exemplo: faltas)
Informativa: São lançamentos que não afetam diretamente o valor líquido a receber, mas são incluídos na folha por transparência ou controle
Informativa dedutora: São lançamentos que não geram desconto direto, mas influenciam na base de cálculo de algum provento ou desconto (exemplo: Dedução de pensão alimentícia)
Esse campo traz uma tabela fixa das naturezas, que segue 0 padrão do eSocial. O vínculo precisa estar correto para refletir no holerite.
Informe a descrição da rubrica, conforme ela aparece no holerite dos colaboradores (conforme o sistema de folha de pagamento utiliza)
Como fazer a importação da tabela de rubricas?
Na primeira etapa, você precisa extrair o arquivo zip do E-social, aqui neste conteúdo te ensinamos o passo a passo de como realizar esse processo.
Passo a passo E-social
Se o envio foi feito por partes conforme estabelecido pelo governo na época, é necessário que você baixe os arquivos com o filtro de 31 em 31 dias conforme estabelecido pela plataforma do E-social.
Passo 1: acesse o eSocial da empresa.
Passo 2: clique em “Downloads” e em seguida “Solicitação”.
Passo 3: na seção “Informações da solicitação” selecione a opção “Tabela de rubricas”.
Passo 4: preencha o formulário para extração da tabela de rubricas.
No campo “Período de entrega”, considere o período da carga inicial dos cadastros no eSocial.
Esse download pode levar alguns minutos. Acompanhe a disponibilização dos arquivos no menu “Download” > “Consulta”.
O download consiste em um arquivo .ZIP com vários .XML dentro. O arquivo .ZIP será utilizado para importar os dados no sistema.
Passo a passo para importação no módulo Holerite
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