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Módulo Holerite: como cadastrar a tabela de rubricas (manual ou importação)

O cadastro das rubricas é um passo fundamental para realizar antes da importação e distribuição dos holerites aos colaboradores, aqui neste conteúdo você encontra um passo a passo completo de como realizar esse processo.

Depois de realizar esse caminho, você já pode distribuir os holerites!

O que é a tabela de rubricas?

A tabela de rubricas (ou eventos) do módulo Holerite formalizam todos os eventos que você possui cadastrado no E-social.

A partir do lançamento das rubricas no E-social que o RH realiza, é possível formalizar os pagamentos e descontos. As rubricas podem variar e serem diferentes de acordo com cada empresa e com o que foi cadastrado no E-social.

No módulo Holerite você precisa realizar o cadastro de suas rubricas cadastradas no E-social de forma manual ou por importação de tabela.


Como cadastrar as rubricas de forma manual?

Passo 1: Acesse a página do Holerite.

Passo 2: Ao lado esquerdo selecione a opção “Tabela de Rubricas”. 

Passo 3: No topo da tela selecione “ Nova rubrica”. 

Passo 4: Preencha o formulário para criação da rubrica.

Passo 5: Clique no botão “Salvar e enviar”.

Significado de cada campo

Informe o código da tabela das rubricas conforme enviado ao eSocial.

É necessário que este código esteja correto, pois no holerite traz a referência deste código de qual tabela a rubrica pertence.

Código da rubrica, conforme aparece no holerite dos colaboradores (segundo o sistema de folha de pagamento utiliza).

Provento: São os valores positivos que o colaborador recebe (exemplo: salário base)

Desconto: São os valores negativos, ou seja, que são deduzidos do salário (exemplo: faltas)

Informativa: São lançamentos que não afetam diretamente o valor líquido a receber, mas são incluídos na folha por transparência ou controle

Informativa dedutora: São lançamentos que não geram desconto direto, mas influenciam na base de cálculo de algum provento ou desconto (exemplo: Dedução de pensão alimentícia)

Esse campo traz uma tabela fixa das naturezas, que segue 0 padrão do eSocial. O vínculo precisa estar correto para refletir no holerite.

Informe a descrição da rubrica, conforme ela aparece no holerite dos colaboradores (conforme o sistema de folha de pagamento utiliza)


Como fazer a importação da tabela de rubricas?

Na primeira etapa, você precisa extrair o arquivo zip do E-social, aqui neste conteúdo te ensinamos o passo a passo de como realizar esse processo.

Passo a passo E-social

Se o envio foi feito por partes conforme estabelecido pelo governo na época, é necessário que você baixe os arquivos com o filtro de 31 em 31 dias conforme estabelecido pela plataforma do E-social.

Passo 1: acesse o eSocial da empresa.

Passo 2: clique em “Downloads” e em seguida “Solicitação”.

Passo 3: na seção “Informações da solicitação” selecione a opção “Tabela de rubricas”.

Passo 4: preencha o formulário para extração da tabela de rubricas.

No campo “Período de entrega”, considere o período da carga inicial dos cadastros no eSocial.

Esse download pode levar alguns minutos. Acompanhe a disponibilização dos arquivos no menu “Download” > “Consulta”.

O download consiste em um arquivo .ZIP com vários .XML dentro. O arquivo .ZIP será utilizado para importar os dados no sistema.

Passo a passo para importação no módulo Holerite

Passo 1: Acesse a página do Holerite.
 
Passo 2: No menu à esquerda, selecione a opção “Tabela de Rubricas”.
 
Passo 3: No topo da tela, clique em “Importar rubrica”.
 
Passo 4: Clique na opção “Manual”.
 
Passo 5: Selecione o arquivo .ZIP que foi baixado nas etapas anteriores.
 
Passo 6: Clique em “Concluir” para finalizar a importação.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

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