Central de Ajuda

Configuração da Tolerância: Aprenda aqui como configurar a tolerância (o que é, como configurar e como funciona)

O que é a tolerância?

A tolerância é um tempo limite permitido para o colaborador bater o ponto na entrada ou saída do trabalho. Segundo a CLT (artigo 58), esse tempo é de até 5 minutos antes ou depois do horário previsto. Isso significa que, se o colaborador chega até 5 minutos mais cedo ou mais tarde em entrada e saída principal, não será considerado atraso nem hora extra.

No sistema, se o colaborador ultrapassa o tempo limite estabelecido, o total utilizado será considerado como hora faltante ou hora extra, dependendo da jornada do colaborador. 

Antes de seguir qualquer orientação, consulte a convenção coletiva da sua categoria ou o time jurídico da empresa. Algumas empresas podem adotar regras diferentes sobre esse tempo de tolerância.

Neste conteúdo você confere como o sistema aplica a tolerância em todos os cenários.

Como configurar a tolerância?

Antes de iniciar o passo a passo, informamos que ao salvar a configuração, ela será atualizada para os colaboradores atrelados nesta regra no período aberto, desde a data do último fechamento.

É fundamental manter a rotina de fechamento e garantir que os colaboradores estão atrelados na configuração de controle de ponto! Se você precisa inserir ou alterar a configuração de controle de ponto de algum colaborador, clique aqui para consultar o passo a passo  e vaja o item “Configurações extras”.

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Configurações;

Passo 2: No quadro de Controle de Ponto, selecione Configuração de controle de ponto;

Passo 3: Localize a configuração de controle de ponto desejada, e clique no ícone de lápis. Após a abertura da tela da configuração, selecione a aba Registro de Ponto;

Passo 4: Preencha os parâmetros no quadro de Tolerância e Salvar!

O tempo limite é o tempo da tolerância que o colaborador vai ter disponível para utilização.

Neste campo você possui duas opções, sendo elas:

  • Tolerância a cada registro: o tempo que foi definido no campo de Tempo Limite é estabelecido para ser utilizado a cada registro de ponto (considerando entrada e saída principal). Essa tolerância é considerada com base no horário cadastrado no turno (horário de trabalho), e não com base em uma jornada flexível.
  • Tolerância acumulada na jornada: o tempo que foi definido no campo Tempo Limite é estabelecido para ser utilizado na jornada diária inteira, ou seja, o colaborador pode utilizar o tempo limite como preferir.

    Por exemplo: se o tempo limite é 10 minutos, o colaborador pode utilizar 6 minutos na entrada, e 4 minutos na saída (desde que esteja no limite de 10 minutos diários).

A opção de compensar tempo só aparece quando a empresa define o tipo de tolerância como “Tolerância acumulada na jornada”. Isso significa que o sistema vai analisar o total de horas trabalhadas no dia antes de aplicar a tolerância.

A tolerância para intervalos é opcional, se essa opção for habilitada, o tempo limite incluirá o intervalo principal da jornada.

Tolerância acumulada na jornada + "Compensar tempo", como funciona?

A opção de compensar tempo só aparece quando a empresa define o tipo de tolerância como “Tolerância acumulada na jornada”. Isso significa que o sistema vai analisar o total de horas trabalhadas no dia antes de aplicar a tolerância.

Vamos ver um exemplo abaixo:

  • Jornada prevista: das 08h00 às 18h00
  • Tolerância definida: 10 minutos
  • O colaborador registra o ponto às 08h15 e sai às 18h05

Nesse caso, mesmo com o atraso na entrada e a saída um pouco mais tarde, o sistema vai calcular o total de horas trabalhadas. Se esse total estiver dentro da tolerância (até 10 minutos de diferença), não será registrado nem como hora extra nem como falta.

  • Se a diferença final for menor que o tempo limite, não há impacto.
  • Se a diferença for maior que o tempo limite, o sistema registra hora extra e hora faltante.

Como funciona a tolerância para os turnos flexíveis, regulares e com intervalo flexível?

Como funciona a tolerância para o turno regular (não flexível)?

No turno regular que não possui habilitada a jornada flexível,  a tolerância é considerada com base nos horários previstos do turno (horário de trabalho). 

Se a tolerância foi definida como “Tolerância a cada registro”, o colaborador poderá utilizar o tempo de tolerância estabelecido para cada registro.

Mas, se a empresa definiu a tolerância definiu a Tolerância Acumulada na Jornada, o colaborador poderá utilizar o tempo limite diário como preferir.

Como funciona a tolerância para o turno flexível e como habilitar?

Diferente do turno regular, na jornada flexível a tolerância é exclusivamente acumulada na jornada, mesmo que na configuração de controle de ponto esteja definida como tolerância a cada registro.

Só será utilizado como referência o tempo limite cadastrado, e as outras informações de tolerância são desconsideradas.

Na jornada flexível o colaborador possui horários previstos, mas pode realizar sua carga horária em horários diferentes e a tolerância será calculada a partir da carga horária realizada.

Por exemplo:

  • Horário cadastrado: 08:00-12:00-13:00-17:00 (8 horas de jornada)
  • Horário que foi realizado: 08:55-12:02-13:00-18:03 (07:50 horas de jornada realizada)
  • Tolerância: 10 minutos 

Perceba que no exemplo acima, o colaborador utiliza 5 minutos da entrada, 2 minutos no almoço e 3 minutos na saída principal e utilizou o tempo de 10 minutos de tolerância forma distribuída na jornada, mesmo que realizada em horários diferentes do previsto.

Antes de iniciar o passo a passo, informamos que ao salvar a configuração, ela será atualizada para os colaboradores atrelados nesta regra no período aberto, desde a data do último fechamento.

É fundamental manter a rotina de fechamento e garantir que os colaboradores estão atrelados no turno! Se você precisa inserir ou alterar o turno de algum colaborador, clique aqui para consultar o passo a passo

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Configurações;

Passo 2: No quadro de Minha Empresa, selecione a opção Turnos (horários de trabalho);

Passo 3: Localize o turno e clique no ícone de seta para baixo ao lado direito do cadastro e Editar;

Passo 4: Na aba de Dados Gerais, habilite o campo “Aplicar tolerância em jornada flexível

Por fim, clique em Salvar e selecione a opção desejada entre “Aplicar edição somente para os dias a partir de amanhã.” ou “Aplicar edição tanto para os dias futuros quanto para os anteriores a hoje.”

Como funciona a tolerância para o turno que possui entrada e saída fixa, mas com intervalo flexível?

Em turnos regulares com intervalo flexível, o sistema adota uma dinâmica diferente. Por isso, o sistema usa uma combinação de dois tipos de tolerância para esse cenário:

  • Entrada e saída: é aplicada tolerância a cada registro (tempo fixo para cada registro).
  • Intervalo que é flexível: usa tolerância acumulada, ou seja, considera o total de tempo limite configurado no intervalo

Veja conosco um exemplo abaixo: 

  • Tolerância configurada: 5 minutos a cada registro
  • Intervalo previsto:1 hora (60min)

Se o colaborador possui 60 minutos de intervalo, ele pode fazer um intervalo com 5 minutos a mais ou 5 minutos a menos de forma total  sem gerar hora extra ou falta. Já na entrada e saída, ele tem 5 minutos de tolerância para a entrada, e 5 minutos para saída.

E se o colaborador ultrapassa o tempo da tolerância?

Se o colaborador ultrapassa o tempo de tolerância, o sistema faz uma compensação automática:

Por exemplo:

  • Entrada com 6 minutos de atraso 
  • Intervalo de 40 minutos20 minutos extras

O sistema compensa:
20 minutos extras – 6 minutos faltantes = 14 minutos extras no total.


Abono e tolerância: como o sistema interpreta a tolerância?

Neste conteúdo, você confere como a tolerância se aplica em caso de aplicação de um abono ou atestado solicitado pelo colaborador, abaixo você confere uma tabela do comportamento do sistema.

Se a tolerância vier primeiro, o tempo restante após aplicação do abono será lançado como hora extra ou hora faltante automaticamente.

Se o abono vier primeiro, o tempo restante terá a tolerância aplicada, e apenas se ultrapassar o tempo limite cadastrado, o sistema lança horas extras e horas faltante de qualquer forma. 

Significa que não haverá tolerância aplicada e caso ocorra um abono, será contabilizada hora extra e faltante automaticamente.

Significa haverá tolerância aplicada caso ocorra um abono, será contabilizada a tolerância, e apenas se o colaborador ultrapassa o limite estabelecido será considerado como hora extra ou faltante.

Significa haverá tolerância aplicada caso ocorra um abono, será contabilizada a tolerância, e apenas se o colaborador ultrapassa o limite estabelecido será considerado como hora extra ou faltante.

Significa que não haverá tolerância aplicada e caso ocorra um abono, será contabilizada hora extra e faltante automaticamente.

Significa haverá tolerância aplicada caso ocorra um abono, será contabilizada a tolerância, e apenas se o colaborador ultrapassa o limite estabelecido será considerado como hora extra ou faltante.

Significa haverá tolerância aplicada caso ocorra um abono, será contabilizada a tolerância, e apenas se o colaborador ultrapassa o limite estabelecido será considerado como hora extra ou faltante.

Significa que não haverá tolerância aplicada e caso ocorra um abono, será contabilizada hora extra e faltante automaticamente.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Was this article helpful?
YesNo