Se um colaborador foi desligado, seja por demissão, pedido próprio ou desistência da vaga durante processo admissional, esse artigo mostra o passo a passo para realizar a baixa dele no sistema, também te ensinamos como excluir uma demissão feita incorretamente.
Caso esse mesmo funcionário retorne à empresa, é possível readmiti-lo utilizando o mesmo perfil. Neste conteúdo, você também aprende como realizar esse processo de readmissão de forma simples.
Como demitir o colaborador?
Ao lançar uma demissão no sistema, o cadastro do colaborador será alocado na aba de Inativos da plataforma, desta forma você poderá readmiti-lo se em algum momento se ele voltar a trabalhar na empresa novamente.
Você possui um prazo de lançar demissão por 2 meses (60 dias) retroativos.
Passo 1: No menu vertical a esquerda, clique em Configurações;
Passo 2: No quadro de Meus colaboradores, clique em Colaboradores;
Passo 3: No menu de Ativos, localize o colaborador e clique no ícone de boneco com sinal negativo, localizado ao lado esquerdo do cadastro;
Passo 4: No campo Data da demissão preencha a data do desligamento e clique em Demitir;
Se sua empresa precisa realizar uma demissão em massa (lay-off) de mais de um cadastro ao mesmo tempo com a mesma data, preparamos um conteúdo neste link que demonstra como fazer ações em massa.
Como readmitir o colaborador?
A readmissão no sistema é recomendada quando o colaborador já trabalhou na empresa e possui um cadastro anterior. Assim, não é necessário criar um novo registro, basta atualizar os dados referentes à nova admissão.
Lembramos que o histórico enquanto ele esteve ativo anteriormente é resguardado em sistema para gerar relatórios e arquivos fiscais.
Passo 1: No menu vertical a esquerda, clique em Configurações;
Passo 2: No quadro de Meus colaboradores, clique em Colaboradores;
Passo 3: No menu de Inativos (localizado ao lado direito superior da tela), localize o cadastro do colaborador;
Passo 4: Ao lado do cadastro, clique na seta para baixo e clique em Readmitir, preencha a data de readmissão, novo cargo e equipe e salvar!
Lançou uma demissão errada e precisa excluir a ação?
Quando uma demissão é realizada de forma incorreta, não é necessário readmitir o colaborador para corrigir o erro. Nesse caso, você pode excluir a ação registrada, fazer os ajustes necessários e, se for o caso, realizar a demissão corretamente.
Passo 1: No menu vertical a esquerda, clique em Configurações;
Passo 2: No quadro de Meus colaboradores, clique em Colaboradores;
Passo 3: No menu de Inativos (localizado ao lado direito superior da tela), localize o cadastro do colaborador;
Passo 4: Ao lado do cadastro, clique na seta para baixo e clique em Editar
No quadro de Dados da empresa, selecione a opção Cargo e clique em excluir na demissão incorreta.
Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.