Central de Ajuda

Colaboradores: como fazer cadastros no sistema

Aqui você confere como cadastrar de forma individual, mas se você precisa cadastrar uma quantidade de colaboradores maior, disponibilizamos a importação de cadastros via planilha, preparamos um artigo dedicado para você, clique aqui!


Como cadastrar o colaborador?

Passo 1: Na coluna vertical a esquerda, clique em Configurações;

Passo 2: No quadro Meus colaboradores, clique em Colaboradores;

Passo 3: No canto superior a direita da tela, clique em + Novo colaborador

As informações demarcadas com asterisco ( * ) são tratadas como obrigatórias para preenchimento. 

Por fim clique em Salvar!

Primeiro bloco: Definições

Campo obrigatório, deve ser preenchido com “Sim” ou “Não”. O colaborador é considerado CLT quando possui carteira de trabalho assinada pela empresa. Outros regimes, como de estágios ou PJ não são CLT. 

Campo obrigatório, deve ser preenchido com “Sim” ou “Não”. Se o colaborador precisa registrar o ponto, marque sim.

Se o colaborador não registra ponto, não é possível fazer fechamento de ponto, pois nenhum total de horas extra ou faltantes é gerado. 

Campo obrigatório para colaboradores que registram o ponto.

As opções disponíveis são: 

  • Registro simples 
  • Registro simples com foto 
  • QR Code 
  • Reconhecimento facial (mediante a contratação da extensão) 
  • Relógio Ponto

Campo obrigatório. Primeiro nome do colaborador.

Campo obrigatório. Informe o sobrenome do colaborador.

Campo obrigatório. Essa é o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do colaborador.

Campo opcional não obrigatório, esse cadastro não terá o asterisco se no menu Relógio de Ponto a coleta do PIS estiver marcada como não.

Não é um dado obrigatório para cadastrar um colaborador, mas é obrigatório para fazer a exportação para folha de pagamento. 

Não é obrigatório, mas caso o colaborador trabalha em duas unidades de sua empresa e precisa ter um segundo cadastro para registro de ponto, esse dado é fundamental para que o segundo cadastro seja permitido.

Não é um dado obrigatório, mas é importante para que o colaborador realize a redefinição de senha em seu acesso na versão web.

Campo obrigatório, se sua empresa não possui centros de custo, preencha com o Geral.

É um dado obrigatório apenas se o registro for feito por QR Code. 

É um código de preenchimento usado apenas se o colaborador realizar uma validação extra de acordo com a configuração.

É um dado obrigatório em caso de registro por reconhecimento facial.

 

Segundo bloco: Alocação

Campo obrigatório, preencher a data de admissão na empresa.

Diferente da data de admissão, a data de inicio no Pontomais é a data que o colaborador vai dar inicio de registro de ponto no sistema.

Campo obrigatório, insira o cargo (ocupação) do colaborador na empresa.

Campo obrigatório, insira a equipe do colaborador na empresa.

Campo não obrigatório, mas é fundamental caso sua empresa possua o módulo Férias e Folgas contratado e deseja fazer a gestão das férias do colaborador.

Campo obrigatório, insira a configuração de controle de ponto

Campo obrigatório, insira o turno que foi criado no menu Turnos (horários de trabalho).

Se o turno selecionado for 12×36, customizado, 24/72, 5d/1d essa opção será disponibilizada para seleção do dia de trabalho da escala. 

Se sua empresa utiliza o módulo Escala, selecione a escala utilizada.

Acesso ao sistema

O quadro de acesso ao sistema você vai configurar as credenciais utilizadas na versão web do sistema e estabelecer qual é o tipo de acesso seu funcionário terá.

Campo obrigatório, aplique sim ou não.

Ao inserir a opção “Não” o colaborador não terá acesso ao sistema nos aplicativos  e versão web.

No tipo de registro de ponto por Reconhecimento Facial, a liberação é obrigatória.

Login (credencial) que é utilizada na versão web do sistema.

Senha (credencial) que é utilizada na versão web do sistema.

Preencha o grupo de permissões do usuário, sendo elas:

Colaborador: acesso restrito apenas para registro de ponto e consulta das próprias informações.

Gestor: acesso com restrições configuradas pelo administrador, normalmente com acesso ao menu de Solicitações e Minha Equipe.

Administrador: Acesso integral as funcionalidades do sistema

Caso a empresa deseje grupos adicionais, configure por meio do menu de Segurança que você confere um artigo completo ao clicar aqui.

Confirme a senha inserida no campo senha para que estejam iguais.

VR Benefícios e Feedz

Se sua empresa utiliza serviços VR Benefícios e Feedz, disponibilizamos a integração de cadastros feitos em nosso sistema.

Lembramos que para utilização destes menus, sua conta precisa estar previamente configurada com as extensões ativas (Feedz e Benefícios)

Cadastrar colaborador na VR? : aplique Sim ou Não

Data de nascimento: informe a data de nascimento do colaborador

Local de entrega: selecione o local de entrega cadastrado na plataforma de benefícios.

Centro de custo: opcional, você pode selecionar o centro de custo cadastrado na plataforma de benefícios.

Cadastrar colaborador no Feedz?: aplique Sim ou Não

Departamento: selecione o departamento criado na plataforma Feedz


Como o colaborador registra ponto via SuperApp VR após o cadastro?

Agora que você já cadastrou o colaborador, é possível que ele registre ponto via web no site app2.pontomais.com.br ou via aplicativo em nosso SuperApp.

Clique aqui neste artigo ao lado para consultar o caminho que o colaborador deve realizar em primeiro acesso: SuperApp: primeiros passos – Central de ajuda


Salvou o cadastro e precisa editar alguma informação?

Se você inseriu alguma informação e precisa editar, não se preocupe, preparamos um artigo com o caminho completo de como editar as informações dentro do cadastro do colaborador. Clique aqui nesta frase e confira o material!

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

Was this article helpful?
YesNo