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Classificação de horas extras

Essa funcionalidade permite aos gestores classificarem as horas extras realizadas por suas equipes como “Alinhadas” ou “Não alinhadas” às políticas e expectativas da empresa, possibilitando decisões mais conscientes e registradas em relação à conformidade com as diretrizes internas.

Como habilitar a classificação de horas extras?

Passo 01: acesse “Configurações” no menu vertical à esquerda.

Passo 02: no canto superior direito selecione a opção “Configuração de controle de ponto”.

Passo 3: edite uma configuração existente ou crie uma em “+ Nova configuração de controle de ponto”.

Passo 4: acesse a aba “Horas extras” e selecione a opção “Habilitar função de classificação das horas extras (alinhada / não alinhada)”.

Ao marcar a função acima,  a opção “Solicitar que os colaboradores justifiquem o motivo de ter feito horas extras em um dia” é automaticamente marcada, pois neste processo a justificativa será uma opção para o trabalhador se comunicar com o seu gestor, facilitando a análise no momento da classificação.

Status das classificações

  • Aguardando análise: quando o gestor ainda não fez a definição de Alinhada/Não alinhada.
  • Alinhada: quando o gestor define que a hora extra feita pelo colaborador está dentro da política ou foi previamente combinado
  • Não alinhada: quando o gestor define que a hora extra foi feito fora do esperado ou sem justificativa adequada.
  • Não analisada: quando a hora extra estava em análise e o período foi fechado sem a classificação de Alinhada/Não alinhada.

Como classificar as horas extras?​

Passo 1: no menu à esquerda, selecione a opção “Horas extras”.

Passo 2: clique no ícone de ” ver detalhes”

Passo 3: aplique a situação que deseja, sendo “Alinhada” ou “Não alinhada”.

Como editar ou cancelar um classificação de horas extras?

Passo 1: no menu à esquerda, selecione a opção “Horas extras”.

Passo 2: clique no ícone de ”ver detalhes” 

Passo 3: Para efetuar o cancelamento da análise, clique em “cancelar análise”.

Ao cancelar a análise, a hora extra volta para o status “Aguardando Análise”.

Passo 4: Para editar  a análise, sendo de ”Alinhada” para ”Não alinhada” ou vice e versa, clique em “Alterar análise”.

Importante: somente é possível cancelar ou editar a análise, se o status da classificação estiver como Alinhada ou Não alinhada.

Como o colaborador consulta a classificação de horas extras?

Passo 1: acesse o sistema Pontomais no seu computador.

Passo 2: no menu vertical à esquerda selecione “Meu ponto”.

Passo 3: clique no botão “Horas extras”. O sistema abre uma página com todas as horas extras realizadas e, que serão ou foram classificadas pelo seu gestor ou RH da empresa.

Passo 4: clique em “Ver detalhes” para  visualizar os detalhes.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

 
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