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Colaboradores: como demitir, readmitir ou excluir uma demissão?

Se um colaborador foi desligado, seja por demissão, pedido próprio ou desistência da vaga durante processo admissional, esse artigo mostra o passo a passo para realizar a baixa dele no sistema, também te ensinamos como excluir uma demissão feita incorretamente.

Caso esse mesmo funcionário retorne à empresa, é possível readmiti-lo utilizando o mesmo perfil. Neste conteúdo, você também aprende como realizar esse processo de readmissão de forma simples.

Como demitir o colaborador?

Ao lançar uma demissão no sistema, o cadastro do colaborador será alocado na aba de Inativos da plataforma, desta forma você poderá readmiti-lo se em algum momento se ele voltar a trabalhar na empresa novamente.

Você possui um prazo de lançar demissão por 2 meses (60 dias) retroativos.

Passo 1: No menu vertical a esquerda, clique em Configurações;

Passo 2: No quadro de Meus colaboradores, clique em Colaboradores;

Passo 3: No menu de Ativos, localize o colaborador e clique no ícone de boneco com sinal negativo, localizado ao lado esquerdo do cadastro;

Passo 4: No campo Data da demissão preencha a data do desligamento e clique em Demitir;

Se sua empresa precisa realizar uma demissão em massa (lay-off) de mais de um cadastro ao mesmo tempo com a mesma data, preparamos um conteúdo neste link que demonstra como fazer ações em massa.

Como readmitir o colaborador?

A readmissão no sistema é recomendada quando o colaborador já trabalhou na empresa e possui um cadastro anterior. Assim, não é necessário criar um novo registro, basta atualizar os dados referentes à nova admissão.

Lembramos que o histórico enquanto ele esteve ativo anteriormente é resguardado em sistema para gerar relatórios e arquivos fiscais.

Passo 1: No menu vertical a esquerda, clique em Configurações;

Passo 2: No quadro de Meus colaboradores, clique em Colaboradores;

Passo 3: No menu de Inativos (localizado ao lado direito superior da tela), localize o cadastro do colaborador;

Passo 4: Ao lado do cadastro, clique na seta para baixo e clique em Readmitir, preencha a data de readmissão, novo cargo e equipe e salvar!

Lançou uma demissão errada e precisa excluir a ação?

Quando uma demissão é realizada de forma incorreta, não é necessário readmitir o colaborador para corrigir o erro. Nesse caso, você pode excluir a ação registrada, fazer os ajustes necessários e, se for o caso, realizar a demissão corretamente.

Passo 1: No menu vertical a esquerda, clique em Configurações;

Passo 2: No quadro de Meus colaboradores, clique em Colaboradores;

Passo 3: No menu de Inativos (localizado ao lado direito superior da tela), localize o cadastro do colaborador;

Passo 4: Ao lado do cadastro, clique na seta para baixo e clique em Editar

No quadro de Dados da empresa, selecione a opção Cargo e clique em excluir na demissão incorreta.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelo chat na área logada, de segunda a sexta, das 09h às 18h.

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